Coleta Seletiva – O seu papel é importante!

Separar seu lixo para que seja encaminhado à reciclagem pode parecer besteira,  se você não entender todos os benefícios gerados por esse simples gesto. Entenda por que a coleta seletiva é tão importante:

  • Reduz a extração dos recursos naturais.
  • Diminui a poluição do solo, da água e do ar.
  • Economiza energia e água.
  • Possibilita a reciclagem de materiais que iriam para o lixo.
  • Prolonga a vida útil dos aterros sanitários.
  • Diminui os custos da produção, com o aproveitamento de recicláveis pelas indústrias.
  • Diminui o desperdício.
  • Melhora a limpeza e higiene da cidade.
  • Previne enchentes.
  • Diminui os gastos com a limpeza urbana.
  • Cria oportunidade de fortalecer cooperativas.
  • Gera emprego e renda pela comercialização dos recicláveis.

Quer fazer sua parte mas não sabe como? Aí vão algumas dicas sobre a melhor maneira de descartar seu lixo em São Paulo:

No município de São Paulo a coleta é realizada separadamente para orgânicos (Coleta Domiciliar) e recicláveis (Coleta Seletiva).  Os resíduos recicláveis são separados numa segunda etapa, nas Centrais de Triagem, de acordo com seu tipo (papel, plástico, alumínio e vidro) . Portanto, você não precisa  ter um “arco-íris” de lixeiras em casa para separar o seu lixo, duas são suficientes. Basta disponibilizar, em vias públicas, o resíduo  no dia e período certo da coleta, que são diferentes para lixo seco (reciclável) e orgânico.  É muito importante que o lixo só seja colocado na rua, pouco tempo antes do caminhão passar para que, em caso de chuva, os sacos não sejam arrastados para o bueiro mais próximo, entupindo-o e resultando em ruas alagadas.

A prefeitura recomenda que os sacos sejam postos para fora, no máximo, duas horas antes da passagem do caminhão.

■ Quem descartá-los fora do horário estará sujeito a multa de 50 reais se pego em flagrante. Também está prevista punição de até 12000 reais para quem jogar entulho em lugar inapropriado.

■ Para os paulistanos que saem cedo ou chegam tarde e precisam colocar o lixo na rua com grande antecedência, só apelando para o vizinho. A prefeitura não oferece alternativa para quem quer evitar que seus sacos saiam boiando na água da chuva.” ( via revista Veja São Paulo)

No site da Eco-Urbis é possível consultar quais os dias da coleta domiciliar e quais os dias da coleta seletiva no seu bairro.

Se você mora numa região que é atendida pelo serviço e gostaria de solicitar um container, é só ligar na  Central de Atendimento da Prefeitura Municipal pelo número: 156 ou através do e-mail: limpurb@sac.prodam.sp.gov.br.

Materiais recicláveis:

Os materiais mais comuns encontrados no lixo urbano e que podem ser destinados à Coleta Seletiva são

– Plásticos: Acrílico, embalagens de produtos de limpeza, potes de cremes e xampus; tubos e canos; brinquedos; sacos, sacolas e saquinhos de leite; isopor; sacos de alimentos (leite,arroz,feijão,etc), garrafas PET, CD e DVD, tampas plásticas

– Vidro; potes de alimentos,  garrafas, copos e vidro de janela. Coloque numa caixa identificando o tipo de material, para evitar que alguém se machuque.

– Papel; jornais, revistas, folhas de caderno, formulários de computador, caixas de papel e papelão em geral, aparas de papel, fotocópias, envelopes, folhas sulfite usadas  e cartazes velhos.

– Metal; marmitex, latas de alimentos, latas de refrigerantes, talheres

Materiais não recicláveis:


– Cerâmicas;

–  Vidros pirex e similares;

–  Lâmpadas incandescentes;

–  Papéis plastificados, metalizados ou parafinados (embalagens de biscoito, por exemplo)

–  Papéis carbono, sanitários, molhados ou sujos de gordura;

–  Fotografias;

–  Espelhos;

–  Pilhas e baterias de celular (estes devem ser devolvidos ao fabricante);

–  Fitas e etiquetas adesivas;

– Esponjas

– Fraldas e absorventes íntimos


Eletrônicos

Veja o  post sobre o assunto clicando aqui.

O projeto “e-lixo maps”, uma parceria entre a Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo e o Instituto Sergio Motta, informa onde ficam  todos os locais mais próximos de sua casa que recebem e reciclam esse tipo de resíduo eletrônico, para isso basta inserir o seu Cep no site E-Lixo

Entulho e Móveis

Restos de obras e demolições só são recolhidos  pelo serviço de coleta convencional se tiverem, no máximo 50 quilos. Se ultrapassarem este peso mas não excederem o volume de  1 metro cúbico, podem ser encaminhados a um dos ecopontos da cidade.

Caso o volume exceda o permitido, deve-se alugar uma caçamba de empresa credenciada pela prefeirtura, o que garante que o conteúdo da sua caçamba não será descartado  no primeiro terreno abandonado que aparecer pela frente, e sim,  encaminhado para um destino adequado.

De acordo com a Limpurb, quem contrata o serviço de caçambas deve exigir:

  • Contrato da empresa que demonstre claramente a responsabilidade do transportador pela correta destinação do entulho em áreas licenciadas de transbordo e triagem ou aterros licenciados de resíduos da construção;
  • Uma via do registro do Controle de Transporte de Resíduo -CTR, documento comprobatório de que o entulho foi entregue em área licenciada para a destinação adequada dos resíduos da construção.

O site da prefeitura de São Paulo traz mais especificações.

No caso dos móveis, se estiverem  em condições de uso,  você pode fazer uma doação para as Casas André Luiz. Para agendar a retirada (gratuita) da sua doação ligue nos telefones;

0800-7734066

11 2459-7000

Ou, para os moderninhos, ingressar na comunidade  da ONG Freecycle e perguntar quem quer o que você tem para doar. A filosofia desta ONG é manter objetos longe dos aterros sanitários.

Óleo de Cozinha

 

Descarte correto de óleo de cozinha

Por que?

Segundo dados da Sabesp, cada litro de óleo de cozinha contamina 20 mil litros de água, além disso, o acúmulo dessa substância nas tubulações pode causar entupimentos e refluxos de esgoto. Para remoção do óleo e gorduras dos canos, faz-se necessário o uso de produtos químicos altamente tóxicos que prejudicam ainda mais o meio ambiente. Esse material pode ser reutilizado na  produção de sabão, tintas, colas e biodiesel.

Como?

Deve-se colocar o óleo usado em garrafas Pet e depois encaminhá-las ao posto de reciclagem mais próximo. Não adianta descartar as garrafas  junto ao lixo normal!!!

Onde?

ONG Trevo

Cobra uma única taxa de R$30,00 para disponibilizar bombonas de 50L com funil, que depois de cheios são retirados e substituídos gratuitamente.

(11) 2061-3867

Instituto Triângulo possui Postos de Entrega Voluntária em todo estado

Lojas Pão de Açúcar

Porto Seguro

ONG Ecoleo possui pontos para entrega voluntária, saiba aonde clicando aqui

Padarias, saiba quais clicando aqui

Pilhas e Baterias


Por que?

Possuem metais pesados, entre eles, mercúrio, chumbo e cádmio, altamente nocivos à saúde humana pois afetam o sistema nervoso central, pulmões, rins e fígados podendo causar câncer, mutações genéticas e paralisias parciais. O descarte inadequado em lixões e aterros sanitários pode liberar essas substâncias, poluindo solos e lençóis freáticos que acabam contaminando  o homem pela cadeia alimentar.

Como?

No Brasil, a Suzaquim e a única autorizada a reciclar pilhas e baterias comuns. Materiais como sais, óxidos metálicos e outras substâncias são retirados e reutilizados como matéria prima na fabricação de outros produtos como tintas, vidros, cerâmicas, etc.

Onde?

De acordo com  a resolução CONAMA 401/08O, os estabelecimentos que comercializam pilhas e baterias são obrigados a oferecer pontos de recolhimento adequados.

Baterias de peso supeior a 500 gramas ou dimensões maiores que 5cmx8cm, assim como todas as baterias de chumbo ácido usadas em motocicletas, automóveis, etc, devem ser devolvidas no local da compra ou encaminhadas diretamente ao fabricante.

Papa Pilhas no Banco Real

Drogarias São Paulo

Shopping Ibirapuera coletores espalhados nos halls do estacionamento C1 e nos balcões de informação no Piso Ibirapuera.

Sugestão: adote o uso de pilhas recarregáveis!


Radiografias


Radiografias sem valor diagnóstico não devem ser descartadas no lixo doméstico pois é possível a reciclagem de seu material. Cada tonelada reciclada dá origem a 10 kg de prata e  as películas podem ser utilizadas em trabalhos artísticos como xilogravuras, o site Recicloteca explica como.

Entidade Jóia-Rara: 11 – 3424-8010 (compra em pequenas quantidades e revende a artesãos e comunidades).

Em Santos, a Clínica Radiológica de Santos coleta as radiografias e vende o material à empresa de reciclagem,

doando o dinheiro arrecadado  à instituições de caridade da região.

A coleta acontece em dois postos: Em Santos, na Avenida Conselheiro Nébias, 521 e em São Vicente, na Rua Ipiranga 263.

Remédios e Seringas

Remédios vencidos e seringas usadas devem ser encaminhados aos postos de saúde e hospitais de onde são destinados à incineração.

No caso de vidros de remédios vazios, basta lavá-los e descartá-los junto ao lixo reciclável.

Restos de Comida

Para quem possui espaço em casa, o ideal seria o uso de composteiras ou minhocários. Mas essa prática só é possível para uso doméstico, pois a prática da compostagem em grande escala é considerada inadequada para o município de São Paulo  devido ao forte odor gerado. Neste caso, basta separar o lixo orgânico que será coletado pelo serviço local e encaminhado a um aterro sanitário.

Você pode montar sua própria composteira, seguindo as dicas do site Lixo.com.br

Ou adquirir  minhocários nos seguintes sites:

Morada da Floresta

Minhocasa

Nova Terra Ambiental


Anúncios

19 Respostas to “Coleta Seletiva – O seu papel é importante!”

  1. Jurubeba 02/05/2010 às 11:19 AM #

    Muito importante essas dicas, meu condomínio de – no Morumbi – está planejando para este ano fazer. Quando me mudei ano passado achei um absurdo um condomínio com 4 prédios, cada um com 22 apartamentos, não ter coleta seletiva!!
    Alguns pontos eu desconhecia, por isso vou divulgar!

    • luanasimoes 02/05/2010 às 2:18 PM #

      Legal, fico muito feliz em poder contribuir com um pouco de informação, se precisar de mais uma força só avisar!
      Abs

      • wanderson 11/04/2012 às 1:29 PM #

        vocês coletam produtos quimicos?

      • luanasimoes 14/04/2012 às 8:28 AM #

        Wanderson,
        desculpe a demora em respondê-lo, mas eu apenas escrevo esse blog com a intenção disseminar idéias para uma vida mais sustentável.
        Não se trata de uma empresa de coleta…
        Abs

  2. Bruno Mangilli 02/05/2010 às 7:41 PM #

    Dicas muito boas para uma cidade como São Paulo,que precisa cada vez mais ser sustentável.

  3. Rosele 25/10/2010 às 11:33 PM #

    Parabens pelo seu Blog Lu! Didatico, organizado, claro e muito bonito….e o principal- da vontade de ler todas as materias do inicio ao fim! Voce tem muito talento….desejo muito sucesso!
    Bjks….Ro.

  4. valmir lima 10/03/2011 às 1:24 PM #

    Levei uma quantidade de seringas para três lugares que se recusaram a receber todos no campo belo

    Hospital Oswaldo Cruz
    Laboratório Fleury
    Droga Raia

    Todas as desculpas são muito ruins.

    Hospital Oswaldo Cruz – o atendente simplemente falou que não recolhem e que não tem informações adicionais sobre o motivio

    Laboratório Fleury – Alegaram que o serviço é pago e que eles não se responsabilizam pelo lixo de outrem

    Droga Raia – alegaram que o lixo deles é pequeno e que não teria espaço para 30 seringas.

    Responsabilidade Social passou longe desses lugares.

  5. edmir 19/06/2011 às 5:27 PM #

    estou em mogi mirim sp, estou na faze final da montagem de um ecoponto de coleta de pneus velhos ,ja estou a 4 anos coletando de alguma s empresas conforma leis ambientais , porem estou precisando montar um sistema de aproveitamento ecologico ,como vi nas fotos (pufe;sofa;cadeira,etc,,,) gostaria de mais imformaçoes pois eu destino quase 50 toneladas semanais para recicladoras ,,meu nome edmir ,,empresa gallopneus fone 019 9207,1551
    email,galopneus@yahoo.com.br

    • luanasimoes 20/06/2011 às 2:15 PM #

      Olá Edmir!
      Nossa 50 toneldas por semana!! Isso é muita coisa, parabéns pelo trabalho! Nesse caso, acho que a melhor alternativa seria a queima para indústria cimentícea ou o uso em mantas asfálticas. Você já entrou em contato com a Recilanip? Você poderia trabalhar em parceria com eles. Infelizmente não possuo detalhes sobre o passo a passo das poltronas…
      Se puder ajudar em algo mais, me avise!
      Abs

      Luana

  6. Fabrícia Furuzava 25/12/2011 às 10:21 PM #

    Oi Luana,
    Tudo bem? Amei seu blog. Sou editora do site Mundo Eco e gostaria de trocar algumas ideias. Vc mora em SP? Quais os seus contatos? Meu e-mail é fabricia@revistamundoeco.com.br

    Abraço,

    Fabrícia Furuzava

  7. Cecilia Rourke 21/01/2012 às 8:44 AM #

    Oi bom dia.
    Onde eu trabalho usamos muitos papeis, e joga se muitos papeis no lixo comum.
    Fazem 2 meses que eu trabalho nesta empresa e eu não aguento mais ver tantos disperdicio.
    Eu gostaria de saber se vc conhece alguma empresa ou organização que poderia fazer coleta gratuita destes papeis em escritórios?

    • luanasimoes 23/01/2012 às 1:45 PM #

      Olá Cecília!
      Tudo bem? Nos dias atuais, acho inconcebível que uma empresa não tenha implementado um programa de coleta seletiva, quando se produz tanto material reciclável, como você relatou.
      Parabéns pela sua iniciativa! Você é de São Paulo? Sabendo onde você trabalha, talvez eu possa ter alguma sugestão…
      Abs

  8. Marco Aurelio Condez 06/05/2012 às 11:11 PM #

    Ola Luana, meu nome é Marco Aurelio, sou estudante de jornalismo e estou fazendo um trabalho sobre coleta seletiva. Gostaria de saber sua opinião quanto as questões abaixo:
    1-O que falta para a população aderir a reciclagem do lixo?
    2-Os catadores ou carroceiros prejudicam a coleta ?

    Muito bom seu blog. Traz muitas informações que deveriam ser mais divulgadas. Na minha rua por exemplo, de 10 casas vizinhas somente 3 colocam lixo para a coleta seletiva. É muito pouco!

    Desde já, agradeço a atenção.

    Marco Aurelio Condez
    marcocascata@yahoo.com.br

    • luanasimoes 20/05/2012 às 9:00 PM #

      Marco,

      o que falta é conscientização e estrutura.
      Para o primeiro tenho uma ótima notícia, as pessoas definitivamente estão se importando cada vez mais com o destino de seu lixo, repensando seus hábitos.
      Para o segundo, ainda precisamos de muito investimento. Nosso sistema de coleta de resíduos ainda é arcaico, a coleta seletiva então, está anos luz de ser eficiente.
      O problema dos catadores de lixo vai além, é social, tem um livro excelente sobre este tema: “Os Bilhões Perdidos no Lixo”, já ouviu falar?
      Desculpe a demora em respondê-lo, mas se ainda tiver em tempo, me mande um e-mail luanasimoes@me.com para falarmos mais a fundo sobre o assunto.
      Abs

  9. lindaynês brito 13/01/2013 às 2:01 PM #

    aqui pode encontrar varias informações sobre a coleta seletiva foi uma ajuda bastante bom e tirar duvidas !maravilhoso o blog amei

  10. Joyce 05/02/2013 às 8:59 AM #

    bom dia Luana, trabalho em uma empresa do setor rural no inteiror de são paulo, e gostaria de saber se existe algum posto proximo onde é possivel fazer o descarte de baldes de óleos lubrificantes (usados/vazios).

  11. Sueli 13/02/2013 às 3:21 PM #

    Obrigada Luana, por este espaço ecoeducativo.

    Este conhecimento e estas orientações precisam ser divulgados.

    Parabéns

  12. WAGNER DOS SANTOS BRAGA 26/03/2013 às 2:22 PM #

    boa tarde

    luana por acaso você sabe de empresas que estão pegando estagiário para meio ambiente estou cursando técnico em meio ambiente no senac santos

    desde ja muito obrigado gostei muito do seu blog

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: